Rendimento da poupança 2014

A poupança está rendendo menos de 5% ao mês e devido à alta da inflação muitas pessoas estão buscando meios alternativos de investimentos bancários.

A poupança é o investimento mais popular do país até o momento, mas ela vem perdendo muitos pontos devido a inflação deste ano de 2013, a expectativa é de que em 2014 as coisas melhorem, mas ainda não há indícios de que isso acontecerá.

Inflação média de 2013

A inflação média de 2013 está em torno dos 5,7 (pela medida do IPCA), de acordo com as previsões realizadas pelo Banco Central. Depois das novas regras as contas da poupança estão rendendo menos do que 70% da taxa básica de juros do país, aproximadamente 6,95 ao ano.

poupança_nopatio.

O investidor está sendo altamente desfavorecido devido ao rendimento básico anual, que tem sido de apenas 5,08% neste ano, muito abaixo do que estávamos esperando para 2013.

Taxa Selic

Em busca de melhorias as coisas acabaram piorando ainda mais e agora os juros do seu investimento da poupança está menor ainda, a taxa apurada do Selic começou a valer ainda em 2013 o que diminuiu para menos de 5.0, ou seja, quem investe R$ 100,00 recebe aproximadamente um jurus de R$ 5,00 ao mês.

Basicamente a taxa SELIC é a taxa usada para operações de curto prazo entre os bancos, quando querem tomar recursos emprestados de outros bancos por um dia ou alguns dias. Esta taxa é expressa na forma anual para 252 dias úteis e está regendo na atualidade.

Tabela de Juros do Selic

Clique na tabela para ampliar

Tabela de Juros

Rendimento da poupança em 2014

A expectativa é de que as coisas melhorem, a inflação suba assim como também a taxa Selic para que o dinheiro seja mais valorizado e as taxas de juros aumentem respectivamente. Mas devido aos protestos que vem ocorrendo pelo país é pouco provável que isso venha a acontecer.

Melhores investimentos

A poupança, por mais que tenha juros baixos é encarada por muitos como um investimento seguro, é por isso que mesmo com a baixa da taxa Selic muitos continuam investindo.

poupanca_selic_

Ao meu ver compensa muito mais investir em outros tipos de investimentos e aplicações do que na poupança, por outro lado, vale ressaltar que se os juros aumentarem e você já tiver um bom dinheiro guardado seu rendimento pode ser muito atraente.

População já sente diferença no rendimento da poupança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *