Quantas calorias são gastas na caminhada?

Postado por: Paula em 02, maio 2013

A prática de exercícios físicos é importante para manter o peso e a saúde em dia. Conheça os benefícios que são adquiridos pela caminhada.

A prática de atividades físicas é muito importante para manter o corpo e a saúde em dia, principalmente se for um exercício que gosta como caminhadas, corridas, andar de bicicleta e outros.

A caminhada é uma ótima opção para os que não gostam de frequentar às academias lotadas e fazer o levantamento de peso, então optam por caminhas em parques, bosques e ruas deixando a atividade mais leve e prazerosa.

O valor calórico gasto nas caminhas variam de acordo com a pessoa já que algumas conseguem perder bastante calorias porque andam em um ritmo mais rápido e envolve toda uma questão de metabolismo também, outras caminham em ritmos menores.

Calorias são gastas na caminhada

Benefícios da caminhada

Cientistas e pesquisadores acreditam que os resultados para caminhada e corrida sejam bem semelhantes já que ambas as atividades, acabam envolvendo os mesmos grupos musculares diferenciando apenas a intensidade do trabalho de cada um deles.

Veja alguns dos benefícios que são proporcionados pela caminhada que pode ser feita diariamente ou até mesmo três vezes por semana.

  • Diminui o risco de desenvolver hipertensão
  • Baixa consideravelmente os níveis de colesterol
  • Menor risco de desenvolver diabetes
  • Ajuda a melhorar a circulação
  • Contribui para um pulmão saudável e livre de impurezas
  • Ótima atividade de combate a osteoporose
  • Ajuda na perda de peso e gorduras localizadas

Esses são apenas alguns dos benefícios que as caminhadas oferecem, por isso três vezes por semana com 40 minutos de atividade é o suficiente para sentir os benefícios das caminhas no seu dia a dia.

Comece a caminhar hoje mesmo

Assista ao vídeo com algumas dicas e benefícios que a caminhada pode proporcionar e comece hoje mesmo as suas atividades.

Gasto calórico nas atividades físicas

Uma caminhada pode gastar em média 300 calorias por hora, mas ainda há outras atividades que tem um gasto calórico maior proporcionando maior sensação de bem estar.

Idosa caminhando

Veja uma pequena tabela com os gastos calóricos de algumas atividades físicas para uma pessoa de aproximadamente 70 kg.

  • Caminhada – 300 a 400 cal/h
  • Hidroginástica – 300 a 400 cal/h
  • Ginástica Aeróbica – 350 a 500 cal/h
  • Vôlei – 350 a 400 cal/h
  • Tênis – 450 a 550 cal/h
  • Vôlei de praia – 400 a 550 cal/h
  • Remo – 550 a 700 cal/h
  • Basquete – 500 a 600 cal/h
  • Futebol – 500 a 700 cal/h
  • Natação – 500 a 600 cal/h
  • Squash – 700 a 800 cal/h
  • Ciclismo – 350 a 550 cal/h
  • Corrida – 500 a 600 cal/h

É importante ressaltar que para perder peso é necessário manter a prática de atividades físicas regularmente acompanhada de uma alimentação saudável e balanceada, somente assim conseguirá perder peso com saúde.

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