Placas de trânsito e seus significados

Postado por: Evelin Nunes em 13, junho 2013

As placas de trânsito contam com diversos significados. Cabe a cada motorista respeitar a sinalização para evitar acidentes no trânsito.

Já pensou o que seria da sua vida sem as placas de trânsito? Afinal elas servem para sinalizar as ruas urbanas e estradas de todos os países como forma de facilitar o acesso dos cidadãos ao local desejado.

No entanto o significado de certas placas de trânsito confundem os motoristas que acabam recebendo multas devido às infrações cometidas.

Quando tiramos a primeira carteira de habilitação recebemos um curso teórico para conhecer a Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Noções de Mecânica de Veículos e Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania.

No entanto o curso não é suficiente para entender todas as leis de trânsito e ainda garantir a segurança dos condutores. Portanto cabe a cada indivíduo procurar conhecer e aprender os significados das placas de trânsito para evitar acidentes e problemas nas estradas.

Placas de trânsito

Existem três tipos de placas de trânsito que são as vermelhas de Regulamentação, amarelas de Advertência e azuis ou verdes de Indicação.

  • Placas vermelhas de Regulamentação

Placas-de-trânsito- regulamentação

As placas de Regulamentação servem para informar aos condutores sobre o que é permitido fazer na rua ou estrada. Normalmente, elas contam com o formato redondo, fundo branco e borda vermelha.

  • Placas Amarelas de Advertência

Placas de advertência cor amarela

As placas de ” Advertência” informam os condutores sobre os perigos presentes no local como curvas, cruzamentos e ferrovias. Elas são amarelas e pretas e possuem formato quadrado.

  • Placas azuis ou verdes de indicação

Placas azuis ou verdes de indicação

As placas azuis ou verdes de indicação servem para informar os nomes das cidades, rodovias, avenidas, dentre outros locais importantes. As mesmas são fáceis de memorizar.

Existem também as placas de orientações de trânsito que visam alertar os motoristas sobre destino atrativos como os pontos turísticos, serviços auxiliares, dentre outras informações.

Vale lembrar que caso não respeite as placas de trânsito você pode receber multas em valores que variam de R$ 23,20 a R$ 957,69.

Placas de trânsito e significados

Confira os significado de todas as placas de trânsito no vídeo abaixo.

Mais Artigos Interessantes

Leave a Reply