O Que Faz Um Agente De Fiscalização Da Prefeitura?

Postado por: Miriam em 08, janeiro 2014

Abriu um concurso com vaga para agente de fiscalização da prefeitura, e muitas pessoas estão querendo saber: O que realmente faz esse profissional?

Sabe aquele emprego dos sonhos, onde você só fiscaliza o que os outros fazem? Definitivamente essa não é a função de um agente de fiscalização da prefeitura. O serviço não é pesado, mas também não é tão leve quanto muitas pessoas imaginam.

Atributos Exigidos Por Lei

Geralmente para assumir esse cargo na prefeitura são exigidos nível médico completo e conhecimentos em informática. Na minha cidade todos os concursos da prefeitura abrem de 10 a 15 vagas para o cargo de agente de fiscalização.

AGENTE-DE-FISCALIZAÇÃO

Porque será? Será que é porque o salário é baixo, ou porque o serviço é ruim? Nem um nem outro. Geralmente quem sai da prefeitura é porque passou em um concurso melhor, o salário gira em torno dos R$ 1.000,00 – R$1.500,00 dependendo da cidade.

O principal função do agente de fiscalização é fiscalizar, e disso não restam dúvidas, mas ele também exerce outras funções dentro da prefeitura, o que inclui até mesmo a realização de possíveis conferencias que sejam necessárias.

O Que Realmente Faz Um Agente De Fiscalização?

Pois bem, ele executa as atribuições relativas ao exercício do poder de polícia, em atividades inerentes à competência dos órgãos em que estiver lotado, mediante fiscalização do cumprimento da legislação, realização de conferências, vistorias, inspeções, análises técnicas, diligências, intimações; emitir relatórios; à orientação do sujeito passivo por intermédio de mídia eletrônica, telefone e plantões; efetuar controles, estudos e pesquisas das atividades sujeitas a tributação e exercer atividades de rotina inerentes à administração fazendária, preparatórias à ação fiscalizadora; exercer outras atividades correlatas, ressalvadas as atribuições privativas do Auditor Fiscal da Receita Municipal.

2308130221221

Não é tão simples como parece, nem tão difícil como muitos imaginam. A parte difícil é que o agente de fiscalização age sempre com base em fatos concretos, não em teorias.

Ação Dos Agentes De Fiscalização

Ao assumir o cargo do concurso de agente de fiscalização, a setor responsável é o encarregado de lhe explicar quais serão suas ações e funções dentro da empresa em questão.

Outro ponto interessante é que existem diversos cargos para agentes de fiscalização, pode ser de financeiro, de mercadoria, de setor, etc. Só assumindo o cargo para saber.

ca8db17316

Você também pode garantir mais informações no Edital do concurso em questão. O mesmo oferece tudo o que você precisa saber sobre as vagas, o serviço e especialmente sobre as ações do cargo. Antes de se inscrever em qualquer concurso, leia o edital com atenção.

Mais Artigos Interessantes

Leave a Reply