Manual do candidato Enem 2014

O manual do candidato Enem 2014 é muito complexo, mas se você parar para estudá-lo vai ver que cada uma das dicas encontradas aqui são valiosas!

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é a oportunidade que você estava esperando para entrar com o pé direito, ou melhor, com ambos os pés no ensino superior! Trata-se de um grande passo em direção a sua graduação e como já era de se esperar os jovens estão cercado de dúvidas sobre o exame mais importante do ano.

Manual do Candidato

O manual do candidato contém todas as informações que você precisa saber sobre a data do exame e os preparativos que são necessários, antes, durante e depois do exame.

cursoenem

Vamos começar do começo e sem pular nenhuma parte! A primeira coisa com o que o aluno deve se preocupar é com o conteúdo da prova e especialmente com sua rotina de estudos.

Enem 2014 – Manual do Candidato

Vamos conferir agora passos que são essenciais quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio, eu prestei o Enem durante três anos seguidos dois como traineira no primeiro e segundo colegial e o último oficialmente valendo a nota para a faculdade.

Consegui duas bolsas em universidades diferentes atingindo uma boa média de pontos nos quesitos de avaliação, e vim aqui hoje para te dar algumas dicas que eu mesma apliquei e que funcionam!

Enem

1° Rotina de estudos – Conteúdo

O Exame Nacional do Ensino Médio contem 180 questões que são divididas em dois dias e em quatro matérias distintas, o cronograma fica assim:

Conteúdo para o sábado

  • 45 questões de Ciências humanas e suas tecnologias.
  • 45 questões de Ciências da natureza e suas tecnologias.

Conteúdo do domingo

  • 40 questões de Linguagens, código e suas tecnologias.
  • 40 questões de Matemática e suas tecnologias.
  • 10 questões de Língua estrangeira.
  • Redação com tema pré-estabelecido.

2° Data de inscrição

As datas das inscrições são encontradas oficialmente no site do MEC você pode ter acesso a todas as informações através de apenas um clique!

garota-estudando-enem

Não se esqueça de que é essencial cumprir rigorosamente com as datas pré-estipuladas tanto para as inscrições quanto para o dia da realização da prova, pois elas não são prorrogáveis.

3° Continuidade dos estudos

Após parar seus estudos para fazer as inscrições e se informar sobre as datas das provas é importante retomar a sua rotina começando por avaliar quais são as atualidades que podem cair no Enem 2014.

4° Datas oficiais

As datas oficiais só saem depois de algum tempo após oficializarem o encerramento das inscrições. Sendo assim, é importante que você e o site oficial do Enem sejam amigos íntimos durante todo o seu processo de estudos, mesmo porque nesse endereço online você encontra muitas informações e dicas para os seus estudos.

enem-2012

5° Preparo emocional

Após garantir que todo o conteúdo programático do Enem esteja na ponta da língua, é hora de se preparar emocionalmente levando em consideração que você deverá estar calmo e tranquilo para a data do exame.

6° Preparo mental

A mente é um dos pontos principais a serem trabalhados antes do exame, porque você vai precisar dela em todos os momentos tanto para se lembrar de tudo o que foi estudado quanto para se manter tranquilo e espantar todos os pensamentos negativos que houverem.

7° Cartão de confirmação

O cartão de confirmação do Enem é outro documento importante que o estudante deve aguardar ansiosamente, esse documento vem através dos correios, mas se ele não chegar é possível imprimi-lo pela internet. Saiba tudo sobre o cartão de confirmação do Enem! Nesse cartão de confirmação é possível encontrar todas as informações sobre a data do exame incluindo sua sala e local de realização do exame.

inscrições

8° Data da Prova

Na data da prova é importante estar preparado para a sua realização. Confira as datas corretamente, chegue no local marcado com pelo menos uma hora de antecedência e coloque tudo o que foi estudado e analisado aqui em prática, tranquilidade é tudo na hora da realização do exame.

9° Após a prova

Após realizar a prova é hora de aguardar os resultados que só saem oficialmente alguns dias depois com a gabarito e o caderno de questões para que você possa ver onde acertou e onde errou.

10° Use a nota do Enem

A nota do Enem pode ser usada de diversas maneiras, a primeira delas é no ProUni e também no SiSu, que são programas de bolsas de estudos que são oferecidos aos alunos que tiveram uma boa nota do Enem. Outra opção são as faculdades e universidades de todo o país.

Enem (1)

No site oficial do Enem você confere todas essas informações e muito mais! Tanto para quem já é experiente quanto para quem ainda é iniciante essas dicas são muito valiosas, por isso, não deixe de seguir cada uma delas e estar atento as datas oficiais.

Um comentário em “Manual do candidato Enem 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *