Dicas para um modelo de ofício de solicitaçao

Diversos órgãos fazem o requerimento de ofícios de solicitação, por isso além de trazer alguns modelos trouxemos também algumas dicas sobre sua elaboração.

Podemos dizer que o ofício de solicitação funciona como um comunicado externo e sua principal finalidade é declarar ou esclarecer determinadas situações, informando ou encaminhando documentos a fim de propor ajustes ou acordos com as partes pendentes.

Esse tipo de ofício é o mais cobrado pelos órgãos públicos, porém é pouco visto em empresas privadas, ainda assim pode ser que ele venham a ser solicitados.

Ofício de solicitaçao

Quando isso acontece é ideal deixar bem claro o seu objetivo e para isso a pessoa deve escrever de forma clara, objetiva e coerente tendo pleno controle da situação e usando bem as palavras para que elas sejam diretas e não haja dúvidas sobre seu requerimento.

Modelos-de-ofício-de-solicitação

Nós trouxemos alguns modelos de ofícios de solicitação prontos e a disposição para serem adquiridos e reformulados caso seja necessário, mas achamos por bem que seria útil explicarmos passo a passo como você mesmo pode montar o seu requerimento ou ofício de solicitação.

Modelo de ofício de solicitaçao

Ofício de solicitação 01 
Ofício de solicitação 02

Prepare o seu próprio ofício de solicitação

Informe o número do ofício logo no começo do documento, muitas pessoas colocam suas informações pessoais como no caso de um “currículo”, quando na realidade suas informações serão divulgadas no corpo do ofício de solicitação e não no início do mesmo.

Informe o seu nome completo em uma linha abaixo do número, informe seu cargo e também a empresa ou órgão. Com isso o “cabeçalho” já está pronto, agora devemos aplicar parte mais importante do ofício de solicitação.

FOTO ofício

Para facilitar trouxemos aqui uma forma padrão que todo ofício deve conter em seu corpo:

“Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).
Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)”.

Não se esqueça de colocar sua assinatura por extenso no fim de seu ofício de solicitação, pois essa será uma confirmação de que você tem total responsabilidade sobre o documento.

oficio3.jpg02

Padrões de um ofício de solicitação

os detalhes não param por ai, como de costume é apropriado que esses documentos sejam escritos com a fonte Times New Roman e o tamanho da letra deverá ser 12, assim como também a distância da margem que deve ser de: 2,5 centímetros de distância para a primeira letra, já a margem da lateral direita deve ficar com 1,5 centímetros de distância para a última letra nesse caso.

A impressão deve ser feita em uma folha simples de formato A4, essas dicas simples tornam qualquer ofício de solicitação padronizado.

Clique para ampliar

agradecimento Ofício de transporte

2 comentários em “Dicas para um modelo de ofício de solicitaçao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *